terça-feira, 14 de junho de 2011

Passamos!! Entrevista em 13 de Junho

É isso aí gente, depois de tanto estudo de francês, preparação da pasta, noites sem dormir, estamos com nossos CSQs em mãos! Mal dá para acreditar, acho que não caiu a ficha ainda rsrs.

Vou descrever aqui como tudo aconteceu (vou tentar não esquecer de nada!)

Compramos as passagens pela WebJet, saindo de Curitiba no Sábado as 09:40 (teoricamente). Mas é claro, atrasou... e muuuito... se a gente tivesse ido de ônibus chegaríamos no mesmo horário... ainda bem que fomos 2 dias antes da entrevista! rs No fim das contas o avião decolou já era 14:30... mas fazer o que né...

Ficamos em SP na casa dos tios do R, e revisamos tudo de novo. Durante a espera treinamos bastante as possíveis perguntas da entrevista.

Bom, pulando o final de semana todo, onde eu mal consegui dormir, chegamos no grande dia... O tio do R deu uma carona pra gente até a berrini (amanhã eu coloco a foto do prédio e da sala de espera!!)

Chegamos lá meia hora antes da entrevista do R, que era as 9:00. Como só podia subir com 15 minutos antes, ficamos lá frente esperando. Não me deixaram subir pois eu ia fazer a entrevista depois dele, e a norma é que não pode subir e ponto final... bom, o R subiu e eu fiquei tomando um café do outro lado da rua.

Não deu 5 minutos o R me liga dizendo que o Ms. Leblanc falou que eu podia subir e ficar esperando lá em cima =D

Fiquei lá na salinha, assistindo Circ de Soleil (um show da Daniela Mercuri muito legal). A entrevista do R durou uns 40 minutos e quando ele saiu (com o CSQ!) já falou que eu podia entrar na sala do Leblanc direto.

Lá fui eu, tremendo feito sei lá o que. Entrei na sala e o Ms. Leblanc já foi me cumprimentando, super simpático. Me sentei e já começamos a rever os documentos.

Ele perguntou a origem do meu sobrenome (ficou interessado por ser diferente), daí perguntou minha data de nascimento, confirmou de novo a data, e pediu o passaporte + certidão de nascimento. Virou pro computador dele e ficou lá digitando um monte de coisas. Ele viu no passaporte que eu já tinha morado um tempo em Vancouver, perguntou alguma coisa sobre isso (que realmente não me lembro o que foi) e já passou para os próximos documentos.

Pediu para eu falar sobre meu perfil profissional, conhecimentos, formação etc. Falei tudo o que consegui (realmente nosso francês piora muito no nervosismo!!). Daí ele pediu o diploma, histórico das notas, histórico do segundo grau também. Nem pediu do MBA pois ainda não conclui, mas se tiverem feito, levem que ele leva em consideração sim).

Depois pediu os comprovantes de emprego (olhou cuidadosamente a carteira de trabalho), perguntou se eu ainda estava na empresa que eu declarei, eu disse que sim, olhou os outros comprovantes, digitou mais um monte de coisa no PC dele e foi para a próxima parte.

Perguntou qual era o código da minha profissão. Quoi?! Ainda bem que eu levei impressa a página da minha profissão do IMT... lá tinha o código e ele gostou muito pois não teve que ficar procurando naquele sistema dele lá.

Depois ele virou e fez uma pergunta sobre o que eu fui fazer em Vancouver (em inglês). Afe, e agora?! Trocar de idioma! rs. Fiz uma brincadeira em inglês que eu precisava de um segundo só para fazer o 'switch' das línguas dentro da minha cabeça, ele riu e fez um comentário que na hora foi engraçado mas agora não lembro mais também.

Até que não foi ruim o inglês. Contei pra ele tudo o que fiz lá, que fui lá para trabalhar e tal. Ele parece ter gostado da resposta, e continuou escrevendo no computador.

Depois voltou pro francês e perguntou da minha motivação para imigrar. Expliquei minhas razões pessoais, comentei sobre a segurança em Curitiba, etc. Ele comentou que está bem surpreso, pois todo mundo de Curitiba reclama da violência. Eu confirmei e disse que realmente, a cidade está crescendo muito e com isso cresce também a criminalidade e blá blá blá.

Bom, depois disso ele pediu para saber qual meu plano ao chegar lá em relação ao trabalho. Eu disse que vou estudar mais francês pois sei que para ser Gerente de Projetos lá vou ter que estar muuito bem no francês escrito e falado, e mostrei as oportunidades A, B e C. Ele pediu meu CV e perguntou se eu atendia aos requisitos das vagas. Eu disse que sim, ele olhou tudo e me devolveu.

Eu estava tão nervosa que nem sei viu... Acho que depois de ver as vagas ele ficou mais um tempo digitando. Eu não sabia se falava ou se ficava quieta... resolvi ficar quieta para não atrapalhar a concentração dele.

Me pediu desculpas que o PC dele estava com problema, me deu o guia Apprendre le Quebec e disse que ia  para a outra sala imprimir alguma coisa.

Nessa hora eu já sabia que tinha passado, por ter me dado o guia. Eeeee! Ufaaa!!

Fiquei lá esperando uns 5 minutos até que ele conseguisse imprimir as coisas. Me deu o CSQ, disse parabéns, explicou quais eram os próximos passos em relação ao processo federal e pronto!

Eu falei muitos 'merci' 'au revoir', etc rsrs

Tivemos muita sorte de ter feito a entrevista no mesmo dia e em horas tão juntas (a do R as 9 e a minha as 10). Por esse motivo, e pelo fato do M. Leblanc saber que estávamos juntos, comecei a entrevista as 9:45, logo que o R saiu da sala.

Gente, estudem, se preparem meeeesmo, pois na hora dá um nervoso tão grande (pelo menos eu fiquei extremante nervosa), e isso faz com que nosso nível de francês caia um pouco.

Foi tranquilo sim, mas só porque a gente se preparou e sabíamos responder tudo o que era perguntado.

Com uma tonelada a menos nas costas, estamos finalizando os docs do federal e já vamos enviar tudo ainda essa semana!!

Valeu gente, qualquer coisa estamos a disposição para tirar as dúvidas!

Bjs

2 comentários:

  1. Como vcs conseguiram o mapa de violencia, poderiam me envar por email W
    :)

    monikareeve@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelos csq's. Dá um alívio danado né não?
    Boa sorte no federal, que tudo corra bem.

    Não sei se vocês conhecem o sistema de timelines que eu fiz, mas muita gente usa e é muito legal acompanhar o avanço do processo através dele. Se tiver interesse, se cadastrem nele: http://timelines-quebec.appspot.com

    Abraços
    Eric Sobral
    http://eunoquebec.wordpress.com

    ResponderExcluir